Boas Vindas à Comunidade CPPA/FBV

Caríssimos(as) Amigos(as),

O objetivo deste Blog é, cada vez mais, fortalecer o senso de "comunidade" no CPPA...

A vida é corrida e não é fácil manter-se em contato. Isso é especialmente verdade para os(as) alunos(as), após a defesa da dissertação... São tantas as demandas, não é?

Mas gostaríamos que o sentimento fosse de "pertença"...
Uma vez CPPA, sempre CPPA!

Por gentileza, enviem material que considerarem pertinente, interessante, útil, ...

O primeiro conjunto de postagens será formado pelos depoimentos dos egressos da Turma 1. O objetivo é desenvolver um livro com as experiências de cada turma e o blog será uma fonte de feedback da própria comunidade...

Enfim, vamos utilizar a ferramenta e aprender com ela!
Bem-vindos(as)!
Sônia

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Turma 1 - Arnaldo Maçaira

Turma 1 - A Experiência de Realizar um Mestrado
Arnaldo Maçaira

O DESAFIO QUE PROMOVE A TRANSFORMAÇÃO É FRUTO DO ANSEIO DA CRIAÇÃO


A decisão de me submeter ao processo seletivo e à realização do Mestrado foi tomada mediante dois motivos essenciais: primeiro, sempre tive a intenção de me qualificar neste nível e, por isso, ao tomar conhecimento do mesmo através da própria Instituição que o promoveu, a Faculdade Boa Viagem, decidi, sem titubear, me lançar neste desafio, principalmente, por tratar-se de uma qualificação no âmbito da Gestão e da Administração, áreas profissionais que sempre me despertaram muito interesse. O segundo motivo referiu-se à questão da qualidade da certificação e da chancela do curso, por referir-se a uma Instituição forte e renomada, bem como, em processo de expansão e crescimento, logo, fatores muito importantes para que a minha decisão fosse tomada no sentido de ingressar no Mestrado Profissional em Gestão Empresarial / Mestrado em Administração, curso este, inclusive, que tem a marca do pioneirismo dentre as faculdades privadas do estado de Pernambuco e do nordeste do Brasil.

A realização deste Mestrado, no que se refere ao contexto da minha vida pessoal ocorreu num momento muito particular, pois esteve associado a um processo de resignificação pessoal e profissional, como também, de reorganização familiar pelo qual passei, logo, condições bastante adversas e desfavoráveis que acabaram por me exigir bastante em todos os aspectos. Todo esse processo deveu-se a vários fatores, dentre os quais posso destacar a minha idade, considerando que ingressei no Mestrado com 35 anos e hoje estou com 38, período este caracterizado pelo redimensionamento e redirecionamento da minha vida com vistas a dar a ela novas possibilidades e acima de tudo, uma nova perspectiva de futuro.

Um outro fator foi a minha formação acadêmica de graduação e especialização ter ocorrido numa área também muito rica em muitos sentidos, igualmente a do Mestrado, porém, diferentemente deste ocorreu em Educação Física, cursos esses feitos na Escola Superior de Educação Física – ESEF, da Universidade de Pernambuco – UPE, no período que compreende o final da década de oitenta e o início da década de noventa, formação esta que me permitiu atuar profissionalmente pelos anos subseqüentes.

Além desses fatores, é oportuno sublinhar que no ano anterior ao meu ingresso no MPGE, em 2004, cumpri uma candidatura ao cargo eletivo da Câmara Municipal da Cidade do Recife, ou seja, fui candidato a Vereador da Cidade do Recife, experiência positiva, porém, muito desgastante em todos os sentidos. Todo este processo ocorrido nesse período recente demandou de mim muitos recursos em todos os âmbitos, dentre os quais posso destacar a superação, a auto-confiança e o equilíbrio emocional que precisei dispor para alcançar os meus objetivos e, acima de tudo, concluir este período com muita determinação e sob a ótica principal da conclusão do mestrado e da elaboração da minha dissertação.

Vale a pena ressaltar que anteriormente a realização deste Mestrado em Administração, freqüentei por um semestre duas disciplinas do mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na condição de aluno ouvinte, uma delas, inclusive, que teve como conteúdo principal a questão da subjetividade e da ética na perspectiva de Levinas, conhecimento este, inclusive, de muito valor e significado acerca do momento atual pelo qual estamos passando e sobre o mundo contemporâneo.

Portanto, o conseqüente cumprimento do programa do Mestrado em tela deveu-se pelos fatores descritos e, ainda, pelo excelente nível do seu corpo docente e da sua coordenação, através dos seus professores e gestores do Curso, bem como, pela própria estruturação curricular do mesmo e do objeto de estudo das suas disciplinas, todas elas de excelente nível, muito bem selecionadas e abordadas de forma atual, acadêmica, social e contemporaneamente contextualizadas.

É importante dizer que tanto o processo seletivo do Mestrado quanto o período inicial do curso foi constituído de muitas expectativas que são inerentes ao nosso próprio desempenho, como também, ao ambiente do mestrado, ou seja, a adaptação necessária ao grupo discente, ao corpo docente, às disciplinas e aos métodos de ensino, e ainda, ao curso e a sua relevância para o nosso desenvolvimento profissional, enfim, exigiu de nós adequação a uma nova casa.

Durante todo esse período acabamos por passar por uma verdadeira transformação interna que tem como cerne a questão conceitual e comportamental, e que acaba por se estender até o final do mestrado, numa relação intensa de troca de experiências com todo o ambiente externo que nos cerca, ambiente este que também se beneficia em seu processo de qualificação a partir de todas as contribuições que são dadas ao longo do Mestrado e através dos nossos respectivos trabalhos acadêmicos.

Passado o período inicial de adaptação e simultaneamente ao cumprimento dos créditos e das disciplinas, inicia-se a elaboração da idéia de pesquisa e do projeto de pesquisa, a partir do problema e da pergunta de pesquisa a ser respondida, que, conjuntamente ao projeto em si, preliminarmente preparado, vai sendo apresentado e melhorado durante os três seminários de pesquisa que são realizados ao longo dos três semestres de estudos, ou seja, o foco passa a ser a elaboração do projeto de pesquisa, sua finalização e apresentação à comunidade acadêmica. Concluídas as disciplinas e finalizado o mesmo, cumpre-se uma etapa que é a qualificação deste projeto, que no meu caso se deu ao final do segundo ano do Mestrado, ou seja, em dezembro de 2006.

Em seguida, realizei a coleta dos dados necessários a responder aos objetivos da pesquisa. Os mesmos foram obtidos através dos questionários aplicados na amostra de empresas conveniadas com o Cefet/PE e respondidos pelos egressos da Instituição e pelas suas respectivas chefias imediatas.

Vale ressaltar que são nas empresas os locais para onde a mão-de-obra qualificada nas instituições se encaminha após concluir a sua formação acadêmica e profissional, ou seja, em atendimento à demanda produtiva requerida pelo mundo do trabalho e pelo mercado de trabalho em processo de expansão e de crescimento, logo, o lócus e o ambiente fundamental onde é gerado trabalho e renda, fatores esses que são os responsáveis por gerar dignidade para as pessoas e para o trabalhador, imprescindíveis para o desenvolvimento do país.

Este foi, portanto, o ambiente para onde a minha dissertação se voltou, procurando acima de tudo contribuir para o engrandecimento das empresas e do Cefet/PE, gerando afirmação, soerguimento e nivelamento quanto a algumas questões inerentes às Instituições de um modo geral, e particularmente quanto aos aspectos que se relacionam com os desempenhos pessoais, profissionais, e ainda referente à importância da participação geral dos funcionários egressos do Cefet/PE no desenvolvimento das mesmas, bem como, quanto aos seus níveis de satisfação com a Instituição e com o mercado de trabalho.

Após a coleta dos dados, foi feito a tabulação e a análise dos mesmos para em seguida realizar a elaboração e a redação final da dissertação, tendo como eixo o projeto de pesquisa já apresentado e que teve como objetivo analisar a contribuição do Cefet/PE e a sua importância a partir dos seus egressos para o desenvolvimento das empresas que estão conveniadas com a Instituição e que se localizam na Região Metropolitana do Recife. Fizemos, ainda, uma análise do nível de satisfação dos egressos com a Instituição, considerando para isto o contexto do ambiente educacional, profissional e do mercado de trabalho, chamando a atenção principalmente para a necessidade de uma boa qualificação profissional com o objetivo de atender satisfatoriamente à demanda produtiva local e com vistas ao desenvolvimento sustentável do país.

Vale ressaltar que acabei por fazer uma adequação do Mestrado e de sua natureza à realidade e às características da Instituição onde leciono, ou seja, fazendo um casamento entre a Educação, a Qualificação Profissional através da Educação Profissional e Tecnológica que o Cefet/PE oferece, os egressos da Instituição e o mundo do trabalho, o que compreende um vasto campo de abrangência e de atuação voltado para os recursos humanos das empresas e relativamente ao ambiente macroeconômico onde as mesmas estão imersas.

Gostaria de registrar a admiração que sempre tive para com os administradores e gestores, particularmente quanto à versatilidade com que atuam profissionalmente e a forma com que se relacionam com todos os ambientes ao seu redor, sejam eles, internos e quanto aos seus funcionários, sejam externos e quanto aos fornecedores e clientes, bem como, quanto a todas as responsabilidades impostas às empresas nos dias atuais. Além disto, a capacidade de gerir pessoas, processos, procedimentos, recursos, oferecendo produtos e serviços de qualidade, e ainda, cumprindo com a sua finalidade e missão perante a sociedade é uma grande virtude e tarefa. Portanto, as demandas a serem atendidas são muitas e acabam por produzir muita inteligência daqueles que gerem as suas empresas e os seus próprios negócios. Logo, a minha grande admiração pela administração enquanto ciência e instrumento de gestão que congrega e agrega valor e conhecimentos de outras tantas áreas do conhecimento.

O que fiz relativamente ao meu trabalho acadêmico foi colocar a serviço dele e da sociedade, como um todo, o meu conhecimento disponível relacionado ao tema, bem como, aqueles adquiridos ao longo do Mestrado, utilizando-me ainda de toda a experiência produzida ao longo da minha vida pessoal e profissional para finalizá-lo de uma forma agradável e propositiva.

É bom lembrar que o Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco – CEFET/PE é uma instituição com 98 anos de existência, que forma em torno de 600 egressos por ano, de onde fui aluno há 25 anos atrás e onde sou professor há 10 anos, inclusive, estando no momento muito satisfeito por servi-la com os meus conhecimentos e percebendo que a mesma se consolida cada vez mais quanto ao cumprimento de sua missão para com a sociedade pernambucana e aos serviços prestados por ela ao longo do tempo.

Procurei, acima de tudo, enaltecer a Instituição e os seus egressos, bem como, em tese, todas as demais Instituições, com vistas à continuidade do progresso do país.

Pretendo, a partir daqui, ir contribuindo com o Cefet/PE ao longo do tempo e no processo atual de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como, no processo em curso de transformação dos Cefet´s em Ifet´s - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Além disso, pretendo utilizar o meu trabalho ao longo da minha vida atual e futura, tendo-o como referência para mim mesmo na medida que ao fazer um trabalho como este e com essas características acabamos por incorporá-lo e estando o mesmo à disposição para quem dele prescindir. Além disso, dispor o banco de dados obtido através da aplicação dos questionários e durante a coleta dos dados para a realização de trabalhos com fins de interesse público e social como o que foi realizado neste Mestrado.

Concretamente, verifica-se que ao longo de um processo como esse gera-se uma grande possibilidade de crescimento e de desenvolvimento pessoal e profissional, numa perspectiva ampliada, seja para o engrandecimento do Cefet/PE e das demais Instituições de ensino, seja para o engrandecimento das empresas de um modo geral, seja para contribuir com o poder público no sentido de subsidiar as suas ações e políticas públicas, considerando que o trabalho serve de parâmetro para outros trabalhos acadêmicos e para os gestores como um todo.

Ao final e ao cabo, o que pretendíamos foi alcançado, ou seja, servir ao país, enaltecendo esforços e propondo melhorias para que possamos usufruir de dias futuros melhores, especialmente, com melhor qualidade de vida para todos nós que integramos a sociedade brasileira.

Por fim, gostaria de dizer, sem medo de errar, que existem dois sentimentos que são essenciais nos dias atuais, que são restauradores e devem guiar-nos em todos os momentos, além do mais precisam ser enaltecidos e lembrados neste momento, que são o amor e a compreensão, pois sem o cultivo dos mesmos, nós, humanos, não conseguiremos sobreviver.

Todavia, além destes sentimentos fundamentais para a nossa sobrevivência no planeta Terra, é muito importante que consigamos concretizar condições materiais favoráveis ao desenvolvimento do país, gerando, acima de tudo, qualidade de vida para toda a sua população de um modo geral e, principalmente, novas oportunidades para as gerações futuras, em particular.



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